Macaco - Vegan ou Vegetariano – Vilão ou Não!!!

Untitled-1

Vegetariano ou Vegan - Sabemos que Vegetarianos não se alimentam nada que seja derivado de animais, por uma filosofia de preservação a estes animais ou saúde mesmo; e os Vegans vão mais além não utilizam nada que tenha origem animal, como, roupas, cosméticos, alimentos entre outras coisas.

Mas surge uma pergunta impertinente, do que se alimentam estas pessoas alem de verduras e frutas?

Estas se alimentam além de frutas e verduras, da SOJA, ou seja, a maior parte da sua alimentação vem de produtos transgênicos ou se esta pessoa tiver grana compram comidas orgânicas sem agrotóxicos.

Bem não sei se estas pessoas que são pro - vegetais e anti - carne e o uso destes animais sabem, mas estão contribuindo diretamente para a devastação de grandes Biomas (Biodiversidade), uma grande diversidade de animais silvestres e vegetais.

Hoje a plantação de soja domina o nosso cerrado, onde encontramos a maior biodiversidade de animais do mundo e atualmente estes animais estão em extinção. Cada vez mais acabam com o solo, vegetação nativa e os pequenos agricultores.

Vegetarianos e Vegans será que fazem algo por isso para tornarem melhor esta situação? Quanto mais o tempo passa mais consumidores destroem e levam a extinção em massa estes animais e a vegetação nativa.

Quando rolam protestos estas pessoas só pensam nos animais que temos um maior contato, como cachorros, gatos, vacas, bois, coelhos, alguns insetos, entre outros.

Eu nunca os vi fazendo protestos a favor dos animais silvestres, estes biomas e contra estas plantações de SOJA e outros transgênicos.

Feijoada no sábado a base de SOJA que deliciaaaaa vivaaaaa....

Mas atrás desta SOJA quantos animais morreram quantas pessoas hoje são jogadas na rua por causa destas grandes plantações de SOJA e outros.

Bem posso continuar falando aqui bem mais coisas, mas ficam aqui as minhas idéias...

Não seria hipocrisia salvar vacas e cachorros e gatos e destruir grandes biomas, onde se encontram muitas espécies de animais também e levá-los a extinção?

THINK MONKEYS VEGANOS THINK!!!

OBS: Eu sei que vocês não vivem somente de soja, mas 70% da alimentação de muitos são vindas da SOJA...

É macacos... Pensem bem antes de rasgar o verbo por ai...

Besos....

11 comentários:

tatyvida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

A parcela da soja que vai pra barriga dos vegetarianos (vide que ainda existem vegetarianos que nem soja consomem) é ínfima comparada ao que é exportado para alimentação (ração) de animais de abate. Além disso, os onívoros também comem diversos alimentos industrializados em que a soja é inserida no meio dos ingredientes. Acredito também que tudo que vem da terra é sagrado, e que o problema está no modo que os homens estão se utilizando dela... seja monocultura, seja transgenicos... Leis (lentas) tramitam para que os produtos tenham suas procedencias estampadas, assim fazendo com que o consumidor (caso queira) não seja refém disso.

Ser vegetariano não necessita de grana extra, muito pelo contrário. A tal da "mistura" é a coisa mais cara do prato, e era pra ser mais cara ainda se não existissem subsídios do governo. Ser vegetariano se torna mais caro quando se alimenta apenas de insdustrializados perecíveis caros ou de produtos orgânicos/naturais vendidos em supermercados, pois a produção é ainda muito pequena. E no capitalismo só os produtos produzidos em alta escala são mais baratos. Para esses produtos citados a oferta & procura é uma balança que poderá se alternar aos poucos, de acordo com uma nova mentalidade social. Pois é ridículo uma mercadoria que passa por um processo industrial ser mais barata que uma que não gaste energia em tal processo. Sobre essa questão, tem muita coisa que melhorou que a 10 anos atrás parecia impossível. Porém infelizmente a destruição ainda corre muito mais rápida do que a construção e manutenção.

BIAZINHA VEGANA disse...

Atualmente, 80% dos grãos de soja do mundo se destinam para a ração animal.

Acho a soja uma alternativa viável na hora de mostrar às pessoas que elas podem utilizá-la, ao invés de sacrificarem animais para consumo, não tão-somente por ceifar a vida desses milhares de animais, mas por questão de preservarem suas próprias vidas, cuidando de sua saúde (vez que a Libertação Animal é humana e não-humana).

Outrossim, é preciso repensar formas de se alimentar que não seja mais necessário utilizar a terra da forma como ela vem sendo utilizada (exploração, monocultura, predomínio de grandes grupos, produção acelerada, pesticidas e transgênicos).
É preciso, não nos moldes do homem primitivo, que se utilizava da coleta e da caça, mas em moldes novos, através de um contato com a terra inteligente e harmônico, com a utilização de permacultura e compostagem.

Recomendo a leitura do relatório da FAO (Organização da Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e, também, a leitura da entrevista com Paul shepard, que trabalha com percepção ambiental e ecologia humana por mais de quarenta anos:
http://ervadaninha.sarava.org/paulshep.html


Recomendo, por fim, a leitura do livro de LUC VANKRUSKELSVEN, disponível em:
http://www.fetrafsul.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=318&Itemid=90

Pela Libertação da Terra.

[ ]s.

Vespertino_Matutino disse...

"As exportações brasileiras em 2003 foram de cerca de 36 milhões de toneladas, ou 70% de toda a soja produzida no país, rendendo US$ 8,19 bilhões, aproximadamente 11% do total das exportações, predominando a soja em grão ou triturada (53% do valor total da soja exportada), seguida do farelo (32%) e do óleo comestível (15%). Mesmo isoladamente, a soja em grãos é o item de maior valor da pauta de exportações: 5,85% do total. As exportações de soja brasileira representaram em 2003 cerca de 56% de toda a soja comercializada no mundo."

Citação do mesmo documento, à respeito da destinação da soja:

"Da soja produzida no Brasil, 40% são exportados em grãos, principalmente para a Europa e a China. Os outros 60% são esmagados: cerca de 20% é transformado em óleo, 77% em farelo e o restante entra em outras formas de alimentação. Aproximadamente 80% do óleo de soja produzido no Brasil são destinados ao mercado interno."

bibliografia:

BICKEL, U. Brasil: Expansão da soja, conflitos sócio-ecológicos e segurança alimentar. 2004. www.fian.org.

CASTILLO, R. e VENCOVSKY, V. A soja nos cerrados brasileiros: novas regiões, novo sistema de movimentos. Revista Reforma Universitária, nº 53, abril de 2004. SBPC.

DROS, J. Managing the soy boom: Two scenarios of soy production expansion in South America, AIDEnvironment, Amsterdam, junho de 2004.

LUCHEISI, A. et al. Repercussões ambientais da expansão da soja no Cerrado e seus vínculos com a liberalização do comércio e a política macroeconômica brasileira. WWF – Fundo Mundial para a Natureza – Brasil, 2000.

MELO, F. Liberalização comercial e agricultura familiar no Brasil, in Comércio Internacional, segurança alimentar e agricultura familiar.

REBRIP-Action Aid, Rio de Janeiro, 2001.

PORCILE, G et. al. Arranjos Produtivos do Complexo Soja Paranaense. Uversidade Federal do Paraná, 2000.

SHIKI, S. O futuro do Cerrado: degradação versus sustentabilidade e controle social. Rio de Janeiro. Projeto Brasil Sustentável e Democrático, FASE, 2000.

Link da fonte:

http://uma.terra.free.fr/2Agrobusiness/Soja-Brasil.rtf

Anônimo disse...

Esse texto é uma desgraça pra qualquer regra lógica que eu conheço e dá pra ser desmontado com algumas premissas bem simples:

a) O texto pergunta e afirma (ou seja, analisem a resposta antes de irem em frente!) Mas surge uma pergunta impertinente, do que se alimentam estas pessoas alem de verduras e frutas? Estas se alimentam além de frutas e verduras, da SOJA

Ok, vamos lá. Essa resposta tem vários problemas por si só:
a.1) Vegetarianos (estritos) comem cereais, leguminosas, frutas, verduras, oleaginosas, sementes, tubérculos, legumes, consomem óleos, açúcares e condimentos. Alguém já contou quantos alimentos isso significa? MUITOS. Soja é uma opção lá do grupo das leguminosas, aliás. E variedade de alimentação já começa a desmontar o problema de monoculturas. Lá no final ele faz uma afirmação falaciosa de novo: vai me desculpar mas 70% da alimentação vegetariana não vem e nem deveria vir da soja. A minha não vem e da maioria das pessoas que eu conheço tb não. Se alguém faz isso, pode começar a repensar mesmo pq está nutricionalmente errado mesmo.

a.2) A soja que vai pros animais é comida pelos animais e portanto os culpados pelos cerca de 72% de soja usados em alimentação animal são os comedores de carne/leite/ovos! Sabe, isso é lógico demais pra ignorar.
Os demais 38% são distribuídos em alimentação humana, mas a maior parte disso vira óleo de soja (que todo mundo que come carne usa), gordura vegetal hidrogenada (que um monte de gente que come carne usa naquela margarina nojenta de manhã e outros produtos), todo tipo de derivado pra indústria de panificação (bolachas, biscoitos, chocolates, etc - que gente que come carne come) e congelados a base de carne (nuggets, por exemplo), entre outras coisas. Temos também a proteína isolada de soja usada por atletas (não vegetarianos) e proteína texturizada de soja, por exemplo, é resíduo da indústria de óleo de soja.

a.3) Nós temos muitas grandes monoculturas no mundo: milho, soja, trigo, laranja, café, cana, algodão... Algumas são usadas pra alimentação animal (milho, soja e trigo), outras não, outras nem têm nada a ver com alimentação.
O problema das monoculturas vai MUITO além da questão da soja e o autor desse texto ou não sabe disso ou está de má fé mesmo.

E envolve TODO tipo de pessoa que mantenha uma certa regularidade nos ítens da alimentação, não só vegetarianos. E vegetarianos não são certamente responsáveis pela destinação dada aos grãos. Até pq, por nós, a maioria seria utilizada diretamente em alimentação humana mesmo.

b) Ele diz que veganos não protestam contra a destruição de biomas. Bom, isso denota tb duas coisas:
b.1) que veganos não andam com um crachá por aí rotulando absolutamente tudo que fazem como parte do veganismo. Defender animais explorados é o foco do veganismo e além disso cada um tem filiação com o que bem entender. No mais, veganismo - e não ativismo vegano - é uma atividade cotidiana bem simples que não demanda senão se abster de alguns produtos... Nem precisa se filiar a nada ou ter recursos pra fazer isso.
b.2) que o autor do texto ignora que existem veganos em todo tipo de ONG protestando contra todo tipo de coisa. Assim como existem veganos com todo tipo de orientação religiosa, ética, esportistas ou sedentários, brasileiros ou estrangeiros e por aí vai. Veganos são pessoas que concordam em relação ao veganismo e, em relação a outros pontos podem sim discordar. O que não invalida o objeto de ação do veganismo propriamente dito.

Aliás, cuidado com esse tipo de armadilha, gente! Alguém conhece a fábula do velho, do menino e do burro? É bem isso que o pessoal faz quando fica dando muito crédito pra esse tipo de texto.

Eu acho incoerência tb protestar contra destruição de biomas e depois sair pra comer um lanche num fast food - ou promover uma churrascada pra arrecadar fundos ou reunir os filiados da ONG. O que eu não acho que invalida - do ponto de vista do objeto específico - aquele tipo de ação.

E esse biólogo (com especialização em Biologia Marinha) que escreveu o texto? Não é incoerência dele comer frutos do mar, por exemplo? Ou ele desconhece o dano que pesqueiros causam ao ambiente marinho?

Resumindo: o texto é um LIXO dissertativo, com falácias até dizer chega e o autor deve se achar muito esperto por esse monte de bobagens. E, pior, ele deve se achar a elite intelectual do país depois de subestimar a inteligência do leitor.

Lincoln Moretti disse...

Eu entendo muito bem o que vocês dizem e apoiam.
Mas o que gostaria de saber, aonde estão estes ativistas no Cerrado e quando entram em cena.

Eu acho o máximo meu texto ser LIXO e ter você Renata perdendo o seu tempo para ler.
Pelo menos acho que vai parar pra pensar um pouco sobre o assunto.

Eu fiz uma pergunta, se vocês fazem algo por isso e não disse que vocês apoiam totalmente estas ideias.

Tomar o seu leitinho de soja de manhã que deliciaaa né...Mas não pode ser de Morango por que temos um PULGÃO nele hueuheuheuhe...

Então resumindo...
Só queria saber o que vocês fazem pelo Cerrado...somente isso..

Mas vejo que sempre vocês querem argumentar e fazer das pessoas que se alimentam de carne uns monstros..

Na real me preocupo bem mais com o meu bem estar do que fazerem um monte de protesto e chegarem no Verdurada em se matarem de comer uma Feijoada de Soja e acordar no outro dia de ressaca e beberem suco e leitinho a base de Soja.

Por favor..só fiz uma pergunta sobre o que vocês fazem a respeito do nosso maravilhoso Cerrado somente isso.

Leiam bem a pergunta...


OBS:Eu não como frutos do mar...


Obrigado.

Anônimo disse...

Cara seguinte, a primeira coisa que vem a minha cabeça é que vc não fez uma pesquisa legal sobre isso, se realmente pesquisou, a verdade que eu conheço e que me parece lógica é de que a grande maioria da soja que produzimos não é para o consumo humano, mas sim para virar rações para os animais que criamos, que também são bocas que comem e bebem, ou seja se quer falar que a soja está devastando eu até concordo, mas é por causa da criação animal ! Principalmente da pecuária, não por causa do cunsumo humano !Dê uma olhadinha nesse link : http://www.svb.org.br/vegetarianismo/svb-noticias/impactos-ambientais-da-producao-de-carne.html
Cara para se falar dos veganos assim é preciso conheçer melhor !

como tu ainda pode falar tanta merda depois de todos mostrarem que quem ta com a bomba na mão´é quem provoca a criação animal ( incluindo é claro você ) ?

E sem essa de coitadinho ! " Vcs sempre tentam fazer parecer que os onívoros são uns monstros " ... aff

Obaaa picanha no sabado que deliciaaa ... think monkey think a little more !

Anônimo disse...

O que um mundano que mora nos centros urbanos pode fazer pelo cerrado que ele talvez nunca foi pessoalmente?
Bom creio que as respostas já estão em todo conteúdo que a maioria do pessoal postou aí. Não comer carne já é uma puta ajuda, pois a distribuição da própria soja está aí pra comprovar.

Numa pirâmide de 4 degraus a soja faz parte do 3º degrau da alimentação humana, parte essa que entraria no lugar da carne, do leite e dos ovos. Mesmo assim não é a única opção para tal substituição.
A tiração de sarro faz parte, ajuda a me desenvolver mais idéias. Sem a provocação não existe a criação. Graças a esse tópico desenvolvi material pra informar uma cambada de gente que perguntar sobre esse tema. Só me deixou mais convicto.

Animal liberation humano & não humano!

tatyvida disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Creio que já ouvi falar da velha máxima de que só pelo fato de existirmos, então todos nós destruimos. Sim é uma verdade, porém te devolvo a tal da ignorância, não preciso dela. Os dados concretos estão aí para acabar com essa sua idéia de tentar colocar tudo dentro do mesmo saco. A grande maioria colocou sua posição com respeito e racionalidade.
Prefiro não viver no seu mundo dos "sem viseira" onde todos são iguais onívoros e veganos. Onde eu possa matar propositalmente um animal.
Afinal é tudo igual. Pra que tentar fazer algo então né? Sustentabilidade nem pensar. Mas ser minoria é isso mesmo, tem que estar preparado pra essas coisas.

Enfim, já tivemos aqui muito conteúdo sério postado. A palavra think se fez espelho. Pena que a coisa passou pra babaquice, então agora vou na padaria.
Abraços a todos, vendados ou não.

Anônimo disse...

Já acabaram com a sua tese aí em cima, só pra ressaltar, sabia que com a quantidade de GRÃOS que é EMPREGADA na produção de um BIFE de 250G, daria pra alimentar cerca de 40 PESSOAS?

besos pra você também